Cerca de 400 mil estudantes fazem a prova do Enem neste sábado no PR

Cerca de 400 mil estudantes que moram no Paraná devem realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir deste sábado (5). A prova, que seguirá também no domingo (6), avaliará os candidatos que buscam vagas no ensino superior público, bem como bolsas do ProUni e também financiamento estudantil pelo Fies.

Neste sábado, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Cada uma terá 45 questões. No domingo, os candidatos realizam as provas de Linguagens e códigos, e matemática, ambas com 45 questões, e também preparam uma redação, com tema proposto pela organização da prova.

Ocupações

No Paraná, a prova será dividida em duas etapas, em decorrência das manifestações que aconteceram em vários locais de prova. Com isso, 43.618 candidatos, segundo balanço divulgado pelo Inep na sexta-feira (4), devem realizar o exame apenas nos dias 3 e 4 de dezembro.

O estado é o que tem o segundo maior número de estudantes atingidos com o adiamento da prova. Dos 682 locais de prova no Paraná, 77 foram alvo de ocupações por estudantes que são contrários à medida provisória que institui mudanças no ensino médio. Apenas em Minas Gerais, o número foi maior, pois lá a mudança atingiu 90 locais de provas.

Veja a lista de escolas com a prova adiada no estado

O Enem tem como objetivo não apenas garantir vagas para estudantes no ensino superior, seja público ou privado. A prova também serve para quem quer tirar o certificado de conclusão do ensino médio. O documento é necessário para que se possa ingressar no ensino superior.

Linhas especiais de ônibus
A Prefeitura de Curitiba, por meio da URBS e da Secretaria Municipal de Trânsito, estabeleceu um plano de ação para atender aos estudantes que fazem o Enem.

Nos dois dias, há aumento do tempo dos semáforos nas áreas próximas aos locais de prova: nos horários de pico; antes da abertura dos portões, às 12 horas; e no fim da tarde.

O transporte coletivo funciona com as tabelas de horários de sábado e domingo, além de horários de reforço e ainda linhas especiais.

As linhas que não operam aos fins de semana também funcionam em caráter excepcional.

Ao menos 15 linhas especiais reforçam os itinerários nos principais locais onde são realizadas as provas, como nas Faculdades Opet (Campus Rebouças), Santa Cruz (Campus Novo Mundo), Sociesc de Curitiba, Fapar, PUC (Campus Curitiba), UFPR (Centro Politécnico), UniCuritiba (Rebouças), Universidade Positivo e Tuiuti (campi Barigui e Mossunguê)

Confira as tabelas completas com horários e locais de saída das linhas de ônibus no site da prefeitura.

Fique atento
Neste ano, os portões dos locais de prova fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30. Embora os portões sejam fechados antes do início da prova, os candidatos não podem deixar a sala até que as provas comecem.

Os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Também é preciso ter em mãos um documento oficial com foto e o cartão de confirmação da inscrição na prova, conforme previsto em edital.

Durante a prova, é proibido também o uso de óculos escuros e itens como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Os gabaritos das provas devem ser divulgados no dia 9 de novembro. Já o resultado individual de cada candidato ficará disponível posteriormente, em data a ser comunicada pelo Inep.

Correção da prova
Neste ano, o G1 realizará a correção da prova do Enem, com a ajuda de professores de cursinhos pré-vestibulares. No sábado, o programa começa às 18h e no domingo, a partir das 19h. Durante os dois dias, o site também terá uma cobertura ao vivo, em tempo real, com todos os detalhes sobre o andamento das provas do Enem. Fique ligado na página especial do Enem.