SAMU Regional entra em operação nesta sexta-feira (26)

Está marcado para esta sexta-feira (26) de agosto o início da operação do Programa de Regionalização da Rede de Urgência e Emergência (Samu Regional) nas 30 cidades que integram a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). E Mandaguari será sede da uma das cinco Unidades de Suporte Básico (USB), que atenderá também a cidade de Marialva.

Com a implantação do Samu regional, o atendimento telefônico através do 192 será centralizado em Maringá. Na prática, o serviço preencherá uma lacuna para atendimentos de urgência e emergência, especialmente nos pequenos municípios.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem a finalidade de prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as urgências de natureza clinica da população. E Mandaguari terá em breve uma das cinco USB (Unidade de Suporte Básico) da região da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), que congrega 30 cidades.

Para abrigar a USB, a Prefeitura de Mandaguari construiu um anexo de 63,84m² junto ao prédio do quartel do Corpo de Bombeiros, contemplando sala de utilidade e assepsia, alojamentos masculino e feminino e abrigo para ambulância.

O Samu regionalizado funcionará por meio da Central Única de Regulação, sediada em Maringá, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Os 30 municípios foram divididos em regionais em Mandaguari, Colorado, Astorga, Maringá e Nova Esperança.

Compartilhar