Vacina contra gripe é liberada para todos no Paraná

gripe

Desde a última segunda (25), a vacina contra a gripe está liberada para toda a população, não só apenas para os grupos prioritários. Os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde nos municípios até o final do estoque.

A Campanha de Vacinação teve início no dia 23 de abril, com a expectativa de imunizar 90% dos grupos prioritários. O encerramento ocorreu na sexta-feira (22) e as doses remanescentes da vacina começaram a ser ofertadas ao público em geral. A estimativa é de que cerca de 370 mil doses em todo o Estado tenham sobrado.

“Sempre defendi que as vacinas atingem uma parcela maior da população, pedimos algumas prioridades como as famílias de baixa renda e os policiais civis e militares. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao medicamento, melhor. A população mercê esse retorno do Estado”, defendeu.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, durante a campanha, 2,7 milhões de doses foram aplicadas no Paraná entre as populações-alvo determinadas pelo Ministério da Saúde. Com isso, o Estado garantiu um índice de cobertura vacinal de 89,6%, acima da média nacional, de 83%.

A influenza, conhecida popularmente como gripe, é uma doença respiratória de origem viral. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral.

(Com informações do Cobra Repórter)

Compartilhar